O Container de tratamento por Osmose Reversa da AST no Brasil foi implantada em 2015 no município de Campos dos Goytacazes, localizada no Rio de Janeiro.

Essa máquina tem uma vazão nominal de 60m³/dia.

O seu tratamento é composto por uma etapa de pré-filtração em filtros de sacos, de areia e de cartucho, seguido por três etapas de purificação por membranas de osmose reversa e depois vem a etapa neutralização do Permeado.

– Já na primeira etapa do sistema de membranas, o chorume é pressionado e separado em
duas correntes líquidas, uma onde sai a água purificada (o Permeado) e outra onde fica o outro subproduto do processo de tratamento, conhecida como concentrado.

– O Permeado continua sendo refinado na segunda e terceira fase de purificação com membranas OR, até ser transformado num líquido de alto grau de pureza, praticamente desmineralizado.

– O concentrado, subproduto do processo, é o líquido onde estão todas as impurezas presentes no chorume e o seu gerenciamento deve ser realizado com base nas boas práticas de engenharia, preferencialmente retornando ao maciço de resíduos sendo infiltrado de forma controlada.

Em 2022, a Vital, operadora do aterro, adquiriu mais uma máquina com vazão de 130m³/dia. Com isso, hoje temos duas máquinas funcionando no local.

Gostou de saber mais sobre a AST Brasil? Compartilhe com seus amigos e vamos despoluir juntos o meio-ambiente! ♻

#astbrasil #chorume #astambiente #meioambiente #tratamentodeágua #lixiviado #ast #ambiente #lixiviação #tratamentodeagua #brasil #permeado #camposdosgoytacazes