Em fins de Julho ficam concluídos os testes em fábrica do maior sistema de tratamento de chorume com tecnologia Osmose Reversa (OR) do Ocidente. Os equipamentos estão sendo construídos na Europa e farão a viagem transatlântica de navio até o Rio de Janeiro.

Com capacidade total para receber 1.000 m3/dia de chorume bruto, a partir de lagoas de equalização, a super unidade de tratamento de chorume, a ser instalada no CTR Seropédica,  operado pela Ciclus Ambiental e que recebe cerca de 10.000 ton/dia de RSU da capital e do Grande Rio, será totalmente montada em duas linhas modulares independentes, com 500 m3/dia de capacidade nominal para cada linha.

A previsão de entrada em operação dos dois sistemas OR 500 m3/dia do CTR Seropédica está programada para outubro/novembro deste ano e vai complementar a capacidade da estação atual de tratamento.

O projeto, a fabricação e o fornecimento dessas unidades OR está a cargo da AST Ambiente, empresa portuguesa que já tem nove sistemas OR operando no Brasil, com equipamentos instalados nos Estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Pará, Pernambuco e no Rio de Janeiro, onde o primeiro sistema OR AST entrou em operação em Julho de 2014 no município de São Gonçalo.